Caros Representados,
Acatando a recomendação do Ministério Público do Trabalho, o Sescon/Campinas divulga as orientações da COORDENADORIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA LIBERDADE SINDICAL E DO DIÁLOGO SOCIAL (CONALIS) sobre práticas antissindicais.
Ressaltamos, que as empresas de serviços contábeis e as demais categorias representadas devem se atentar ao documento compartilhado, lembrando que tais diretrizes do CONALIS embasam os processos de fiscalização dos procuradores do trabalho. Assim, o MPT enfatiza que não cabe ao empresário contábil e aos empregadores orientar, coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir o empregado à oposição aos descontos das contribuições aprovadas pelo Sindicato Profissional. Neste mesmo escopo, estão elencados como práticas antissindicais a confecção de modelos de carta de oposição, formulários de autorizações de descontos ou não, mensagens em grupos de whatsapp, entre outras práticas listadas no documento.
Orientamos nossos representados que acessem o documento na íntegra (clique aqui), para que leiam atentamente todas as condutas antissindicais tipificadas pelo MPT.
Atenciosamente,
Sindicato das Emp. de Serv. Contábeis e Emp. de Assess., Per., Inf. e Pesq. da Região Metropolitana de Campinas
Rodrigo de Abreu Gonzales – Diretor Presidente