Segurança da Informação e Contabilidade – Como ter lucro e evitar riscos

0
291
Imagem: Pixabay

Por: Guilherme Pagotto de Souza
Diretor do Sescon Campinas e sócio da
O|S|P Contabilidade – www.ospcontabilidade.com.br

A segurança da informação se tornou a grande demanda do mercado. Quanto mais denso o fluxo de informações geradas pelo uso dos meios digitais, da Internet e das novas tecnologias, maiores são os riscos quanto à segurança de dados. Isso significa que, há algumas décadas, um imenso fluxo de informações é gerado e ampliado constantemente, seja por pessoas ou empresas.

E são as empresas que lidam a cada segundo e em maior quantidade com um número significativo e dados e informações que precisam ser resguardados – dados de produtos, processos, pessoas, clientes, informações bancárias, tributárias e de outros gêneros, que podem ser expostos, roubados, acessados indevidamente e até mesmo sequestrados causando danos irreparáveis – financeiros, legais e operacionais, colocando em xeque a imagem da instituição.

É um montante enorme de dados que requerem o tratamento adequado para que a empresa não seja prejudicada – seja por processos de clientes, perda de negócios ou mesmo com furtos e roubos de dados para acesso indevido. Além disso, ter bons recursos de segurança da informação, que proporcionem a gestão adequada dos dados, pode contribuir com o lucro da empresa. Atualmente, dados sobre clientes, vendas, despesas, colaboradores e outros elementos da rotina da corporação podem possibilitar a tomada de decisão mais assertiva e efetivar ações lucrativas, ou até mesmo observar oportunidades que em condições comuns nem seriam possíveis de serem observadas.

Sob a luz da contabilidade, por exemplo, estas informações podem contribuir com o planejamento, demonstração e transparência das atividades da empresa, além de gerar indicadores para novas etapas e para o crescimento da mesma. Além disso, a Contabilidade é uma área que gera um grande montante de dados, de diversas empresas ao mesmo tempo e a segurança da informação nunca foi tão essencial para este segmento como agora. Os escritórios contábeis devem oferecer um suporte que garanta a segurança das informações de seus clientes e que possa agregar mais valor às suas decisões.

Evitar incidentes e gerar lucro

A segurança da informação é uma característica importante da chamada Transformação Digital, a qual todas as empresas devem se adaptar. É também um aspecto da nova fase de industrialização, conhecida como a 4ª Revolução Industrial, que se distingue, entre outros aspectos, pelo uso massivo de tecnologias (impressão 3D, internet das coisas, realidade aumentada, computação em nuvem). Todos os tipos, dimensões ou segmentos de empresas requerem segurança de dados em todos os seus processos. Isso implica na perfeita continuidade do seu negócio.

No mercado há hoje serviços, produtos e tecnologias que são capazes de atender a esta demanda para evitar riscos, gerenciar informações em favor do negócio e garantir a transparência e a boa imagem da empresa. Mas é importante que haja uma metodologia de gestão dos recursos tecnológicos, seja de segurança ou outros, e que esta esteja alinhada com as estratégias do negócio.

Necessidade de todas as empresas

Gartner afirmou que a previsão entre as empresas ao redor do mundo é de investirem ainda em 2019 algo em torno de US$ 124 bilhões em tecnologia para proteção contra ataques cibernéticos e segurança da informação. E o montante, que já chega a US$ 600 bilhões ao ano, tende a aumentar. No Brasil, a situação é bem ruim: o país está entre os mais problemáticos em relação aos ataques cibernéticos.

Falta conscientização dos gestores, quanto a segurança da informação ser um investimento necessário e também de adotarem metodologias que utilizem os dados gerados em favor do crescimento do negócio. A segurança da informação é um mercado em crescimento em todo o mundo, mas no Brasil, a demanda pode ser ainda maior.

Gostou da reflexão sobre segurança da informação? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!