Foco em Soluções – Por que algumas empresas prosperam enquanto outras sofrem com o mercado?

2930

Por: Guilherme Pagotto de Souza, diretor do Sescon Campinas e sócio da O|S|P Contabilidade – www.ospcontabilidade.com.br

O sol nasce para todos! Mas será por qual motivo algumas pessoas prosperam enquanto outras sofrem com o mercado? O segredo pode estar no foco em soluções, no ponto de vista dos seus gestores: enquanto muitos patinam para se manterem em um mercado, tentando seguir o fluxo para sobreviver, outros possuem foco em soluções, e não nos problemas.

Sobreviver X Dominar o Mercado
Nenhum mercado é 100% favorável. Nenhuma economia é livre de crises ou contingências. Além disso, todas as empresas possuem seus desafios próprios em diferentes fases de existência. Isso faz com que muitos sejam os motivos para os seus sucessos e para os seus fracassos. Mas manter o foco em soluções é algo simples e possível a qualquer empreendedor – e este pode ser um diferencial importante na hora de ter resultados.

Foco em soluções
O problema é que muitos gestores optam em ter uma visão dramática do mercado e do futuro, visando ações no futuro, sem perceber a necessidade de ações pontuais no presente. Tomam um comportamento com foco em resolver problemas, em sobreviver, em considerar métodos já usados e testados para gerir o seu negócio, sem ousadia, sem riscos mesmo que calculados, e muitas vezes, sem realizar atividades necessárias no presente.

O ponto de vista, o mindset ou perspectiva que o gestor possui determina a resposta que dará ao meio: se focar apenas nos problemas, pode ser que não perceba as oportunidades. Se focar em soluções, estará preparado para reconhecer saídas e alternativas, acompanhando o ritmo do mercado.

1) Foco em soluções e atenção ao mercado
O mercado tem uma natureza complexa. Observá-lo, bem como as tendências para o seu segmento é essencial. Fazer relações entre a posição de sua empresa e as perspectivas do mercado é outra coisa muito importante: onde está o seu negócio hoje e o que ele precisa para ter um bom posicionamento?

Compreenda os mecanismos da economia, entenda o seu público-alvo, as tendências para o segmento, os desafios e outros requisitos de atuação, buscando saídas criativas. Com o tempo, a sua visão e capacidade de resposta estarão treinadas com foco em soluções.

2) Gestão financeira e contábil em dia
As empresas que têm sucesso em relação às demais em geral preocupam-se em realizar uma completa gestão de suas finanças e da sua contabilidade. Quanto mais organizadas as suas contas, mais poder de decisão terá o gestor. Atualmente, há várias soluções tecnológicas para facilitar a rotina das empresas e fornecer métricas e dados em tempo real. Além disso, contar com uma consultoria contábil, que forneça apoio especializado mais que suprir demandas operacionais da contabilidade, é fundamental.

3) Investimento em marketing
O marketing é a ponte de ligação da sua empresa com o mercado. Nos últimos anos, os serviços e opções de divulgação, promoção e estratégias de marketing evoluíram muitíssimo, e as empresas bem sucedidas consideram isso. Será que não está na hora de fazer um balanço de marketing no seu negócio – uma análise profunda sobre como a sua empresa vem se posicionando junto ao mercado?

4) Diferenciação e inovação
Cada vez mais estes critérios vêm sendo debatidos entre gestores e equipes. Saber se diferenciar e encontrar diferenciais ainda no cerne da empresa é essencial para ter ótimos resultados. Inovar não é uma demanda apenas das grandes corporações: é uma exigência do mercado hoje e para os próximos anos, para negócios de todas as dimensões.

5) Transformação digital
Estamos em plena transformação digital, em que os processos, produtos e serviços, bem como as relações entre empresas e pessoas que correspondam aos seus públicos são cada vez mais condicionados pelas tecnologias digitais. E é preciso se adaptar às transformações que ainda estão por vir. A isso dependerá a sobrevivência e os bons resultados do seu negócio. Empresas de sucesso não resistem: se adaptam e se transformam.

O que achou das dicas sobre manter o foco em soluções? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!