O Projeto Coral Voz Livre realizará uma série de apresentações com entrada franca em Campinas, Cosmópolis e Jaguariúna no mês de outubro. A série começa por Campinas, dia 7, às 20h, no Auditório Carlos Tozzi, do Sescon Campinas (Rua Walter Schimidt, 175, próximo ao Campus I da PUC-Campinas) com reserva de ingressos pelo Sympla. Para a abertura foram convidados o Coral Volare e o Coral Municipal de Valinhos.
No dia 18 de outubro a apresentação terá como convidados os corais da Escola das Artes, às 20h, no Teatro Municipal Dona Zenaide (Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro, Jaguariúna). A entrada franca, com retirada no teatro uma hora antes.
No dia 24 de outubro será a vez de Cosmópolis, tendo como convidados o Coral Voz Livre, Coral Municipal de Cosmópolis e Coral Madrigal Vivace. A apresentação será às 20h no Auditório 15 de outubro (Rua Sete de Abril, 649 – Vila Damiano – Cosmópolis) com entrada franca e retirada no teatro uma hora antes.
Cada um dos corais convidados será acompanhado de seu regente. O Coral Voz Livre Campinas tem como maestro Hipólito Ribas. Os demais serão:
Coral Municipal de Valinhos – Ednei Souza
Coral Volare – Ana Salvagni
Corais da Escola das Artes – Jaqueline Stafochi e Rinaldo Zamai
Coral Municipal de Cosmópolis – Marco Santana
Coral Madrigal Vivace – Robson B. Cavalcante
Projeto
O Projeto Coral Voz Livre é resultado da ampliação das atividades artísticas e sociais do antigo Coral Sescon Campinas, fundado em agosto de 2012 no Sescon Campinas (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas).
Ele foi criado com o intuído de levar música para a comunidade em geral e entidades beneficentes, como creches, asilos, hospitais e diversos públicos afins. Os participantes da oficina, caso se interessem, poderão participar futuramente de processos de seleção para integrar o grupo.
Em 2019, o coral se tornou independente e transformou-se em um projeto cultural que desenvolve programas para ampliar a sua atuação. A regência e coordenação geral é do maestro Hipólito Ribas, que possui vasta experiência com corais corporativos e independentes.
Há diversas ações previstas em 2022 e 2023, entre elas apresentações com grupos convidados em seis cidades da região, ensaios abertos, artigos e dicas para coralistas. O programa é resultado de aprovação no edital PROAC (Programa de Ação Cultural) expresso direto, fomento a projetos culturais financiados pela Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Maestro
O maestro Hipólito Ribas, que coordenará a oficina e rege o coral, formou-se em Regência em 1998 pela Unicamp e trabalha com o canto em diversos corais corporativos e independentes. Seu trabalho tem como marca um repertório eclético e variado, que inclui músicas do gênero renascentista, internacionais e “spiritual”, tendo a música brasileira como base.
Para garantir o seu ingresso, clique aqui.