Contabilidade para startups

2525

Assessoria contábil impacta no sucesso da sua empresa

Por: Guilherme Pagotto de Souza, diretor suplente do Sescon Campinas e sócio da O|S|P Contabilidade – www.ospcontabilidade.com.br

  Um modelo de atendimento de contabilidade vem crescendo no Brasil justamente para atender às necessidades de pequenas empresas iniciantes e negócios embrionários. É a contabilidade para startups, bem específica para negócios que crescem rapidamente e possuem um potencial de inovação muito grande.
As startups vêm se tornando populares em todo o mundo e no Brasil, em várias regiões, já se solidificam ecossistemas de startups, que atraem investidores nacionais e estrangeiros. Desde a abertura da empresa, mesmo sendo uma startup, é importante estar em dia com as obrigações legais e tributárias. Além disso, a contabilidade oferece apoio para o melhor enquadramento, conforme o segmento da startup, podendo identificar oportunidades e redução de custos em todas as fases do negócio.

  Contabilidade para startups e Contabilidade inovadora

No que tange as práticas contábeis, não há diferença no atendimento a uma startup ou outra empresa qualquer por parte de uma assessoria contábil. Contudo, é na mentalidade e na metodologia que o contador especialista se diferencia dos demais ao atender as necessidades específicas das empresas iniciantes deste tipo.
As startups não são empresas comuns e requerem um atendimento bem pontual. Elas estão em constante crescimento, especialmente no mundo tecnológico. Precisam de um modelo de negócio sustentável, que as ajudem a crescer nesta rapidez, com o menor risco aos seus investidores e empreendedores.
Possuem empreendimentos inovadores e criativos, um pessoal geralmente muito jovem à frente e capacidade de lucro muito rápido. Mas é justamente neste período de crescimento, que a empresa busca soluções para si e oportunidades. A assessoria contábil pode oferecer uma análise apontando vantagens tributárias, legais e fiscais, bem como oferecer dados que sejam essenciais na tomada de decisão. Assim como as startups são inovadoras em sua essência, requerem um atendimento contábil que sai da zona de conforto da mera burocracia.

  Busca por inovação na contabilidade

Já temos no mercado modelos de contabilidade bastante originais e inovadores. A contabilidade vem se reinventando, principalmente com a transformação digital. E os empreendedores à frente das startups vêm buscando estes especialistas como diferenciais para as suas próprias empresas.


As vantagens por contratar escritórios contábeis que possuem um atendimento personalizado às startups são muitas. Estes contadores especialistas em mercados inovadores podem apontar as melhores opções de âmbito fiscal, contábil, trabalhista e previdenciário. Tudo isso contribui para a tomada de decisão por parte do empreendedor, gera mais credibilidade aos investidores e pode contribuir diretamente para os lucros da empresa. Afinal, a contabilidade é uma ferramenta de gestão importante.

  Diferenciais da contabilidade para startups

Os escritórios de contabilidade que contam com especialistas em startups possuem experiência em lidar com tributação para este tipo de empresa. Há muitos incentivos fiscais para empresas na área de tecnologia e inovação ou especificamente para startups. E para que a empresa decole rapidamente, o que é esperado entre as startups, é preciso que esteja no enquadramento tributário correto, sem que seja preciso pagar excesso de impostos.
É muito importante também, que a startup deixe alinhado com sua assessoria contábil, a necessidade de uma contabilidade consultiva desde o início. Com ela, o empreendedor terá posse de informações essenciais para a tomada de decisão. Caso queira saber mais sobre o assunto, veja o outro artigo que escrevi sobre o tema: Contabilidade consultiva – Vantagens e como implementar na sua empresa

A startup que busca uma contabilidade especializada quer um parceiro de negócios – um serviço que ajude a empresa a crescer. Que possa oferecer dados importantes e que façam a diferença no seu desenvolvimento. É preciso ainda que o especialista seja um conhecedor dos aportes de investimento – como o investimento-anjo, por exemplo. Mais que necessidades burocráticas, a especialização deve ser a base de uma contabilidade inovadora, para que se possa atender às empresas caracterizadas pela inovação.

Gostou das dicas sobre contabilidade para startups? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações nas suas redes sociais!

Fotos: Pixabay