Contabilidade 2019 – 5 Tendências para o segmento

1
886
Foto: Pixabay

Por:
Guilherme Pagotto de Souza,
Diretor suplente do Sescon Campinas e sócio da O|S|P Contabilidade 
www.ospcontabilidade.com.br

  O ano de 2019 parece bastante promissor para o segmento de Contabilidade. Há algumas tendências para o segmento, que vêm trazendo resultados significativos e que devem se popularizar na Contabilidade 2019. Muitas delas são oriundas do uso de tecnologias, que expandem o atendimento do contador. Veja a seguir algumas dessas novidades e planeje melhor os seus serviços contábeis!

  1) Contabilidade digital
  A contabilidade digital é uma novidade da chamada transformação digital – um momento de transição que deve acentuar ainda mais o uso das tecnologias digitais na produção e prestação de serviços. Estas mudanças já ocorrem em todos os segmentos e na vida privada das pessoas – e com a Contabilidade não seria diferente.
Aplicados ao atendimento contábeis está a computação na nuvem, os sistemas integrados e plataformas online de contabilidade – principalmente aquelas que dialogam com os sistemas do cliente e portais fiscais do governo – a machine learning, a migração de dados, a Internet das Coisas e uma série de outras novidades, que já são utilizadas e devem se aprofundar.
Tecnologias que lidam com o grande fluxo de informações das empresas e que garantam a segurança de dados é uma necessidade dos escritórios contábeis. A integração destas informações devem também ser uma das prioridades dos contadores, uma vez que isso implica em maior agilidade dos serviços, informações em tempo real para gestores e órgãos públicos, que permitem a tomada de decisão mais estratégica.
Tudo isso não é necessariamente uma novidade, pois já faz parte da rotina das empresas contábeis. No entanto, as oportunidades geradas pela contabilidade digital podem ser bastante amplas e serão uma novidade, pois ampliam a possibilidade de serviços contábeis e até mesmo o desenvolvimento das empresas clientes.

  2) Contabilidade 2019 e os trabalhos especializados
  Como a contabilidade 2019 promete ampliar as suas fronteiras, inclusive físicas, com o uso amplo de novas tecnologias, outra tendência que os contadores devem ficar atentos são os trabalhos especializados de contabilidades: serviços diferenciados e trabalhos específicos, como o atendimento consultivo de contabilidade para startups, por exemplo, que possui grande demanda.

  3) Contabilidade sob demanda
  Há uma tendência muito interessante, que já vem ocorrendo em muitas partes do mundo, é a chamada contabilidade express, ou seja, o relacionamento com certos clientes não será caracterizado por relacionamentos duradouros, mas por atendimentos bem pontuais e eventuais. A isso damos o nome de contabilidade sob demanda, que ao invés de ser uma preocupação para escritórios contábeis pode abrir uma nova gama de serviços.

  4) Contabilidade colaborativa
  Outra forte tendência que deve se ampliar no Brasil em 2019 no segmento de contabilidade é a contabilidade colaborativa. Este conceito também faz parte das tecnologias para implementar um novo tipo de atendimento e suprir demandas modernas. A Contabilidade Colaborativa tem como objetivo reduzir custos e transpor barreiras entre processos e entregas. É uma forma das empresas se tornarem mais competitivas e de equilibrarem a carga de trabalho ao longo do ano vigente, aumentar a produtividade e flexibilidade e aumento da receita mensal e de se diferenciarem no mercado. Através de recursos digitais, o atendimento visa integrar em uma nova abordagem o escritório de contabilidade (são mais de 62 mil em todo o país), as empresas e os órgãos fiscalizadores.

  5) Contabilidade consultiva
  Este é um caminho sem volta para a contabilidade: a contabilidade consultiva é uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma constante ou ter resultados positivos mais rápido. Mais que demandas burocráticas, o perfil do cliente mudou e deseja o atendimento funcional, com acesso a novos conhecimentos, aprendizados e oportunidades de negócios. A tendência para a contabilidade 2019 é deixar as demandas técnicas e operacionais em segundo plano, como um atendimento contínuo (como já ocorre), e focar na inovação de serviços consultivos e inovadores.

  Gostou das novidades e tendências previstas para a contabilidade 2019? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas novidades em suas redes sociais!

 

1 COMENTARIO

  1. A Contabilidade digital, criativa, consultiva, colaborativa, precisa ser intensamente estimulada no mundo dos Contadores para diminuir a distancia entre o mundo atual e o passado. Ronaldo

Comments are closed.