Representatividade Feminina cresce no segmento de Contabilidade

2992
Foto: Pixabay

Por:
Guilherme Pagotto de Souza, diretor suplente do Sescon Campinas e sócio da O|S|P Contabilidade  www.ospcontabilidade.com.br

Um fato que teve destaque no universo da contabilidade brasileira em 2018 foi o avanço da representatividade feminina no segmento. Se comparada aos números de 2014 sobre a atuação de mulheres em escritórios e assessorias contábeis, o crescimento na época foi de cerca de 35%.
Já em 2016, segundo dados apresentados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o crescimento foi de 42%. Em 2018, a marca atingiu 43,5%, com 224 mil profissionais mulheres do total de 524,5 mil. Até 2021, espera-se que a participação de mulheres ultrapasse 50%. É esperado ainda que 69% das vagas em cursos de Ciências Contábeis nas universidades brasileiras sejam alcançadas por elas.

Representatividade feminina na Contabilidade e transformações sociais
Nos últimos anos, o crescimento da participação das mulheres no setor de contabilidade revolucionou o mercado. Isso se deve ao fato de ocorrerem mudanças sociais e econômicas significativas no Brasil, inclusive e em paralelo, a chamada transformação digital.
Os meios de comunicação e o mindset de trabalho mudou e as empresas do segmento precisaram se adaptar. A transformação digital não trouxe as mulheres para a Contabilidade, mas através dela novas oportunidades surgiram e isso incrementou grandes mudanças no setor. Além disso, a participação das mulheres mais efetiva em diversos outros setores e profissões também ocorreu, e não seria diferente com a Contabilidade.
Os eventos e encontros específicos para a representatividade feminina na Contabilidade também cresceram – como por exemplo – o Encontro Nacional da Mulher Contabilista e os treinamentos e capacitações para o público que ocorrem em todas as regiões do país. Isso indica que há um movimento efetivo de conscientização e valorização da mulher contadora e uma reflexão sobre o seu futuro e contribuições ao setor.

Carreira de Contabilidade
Outro detalhe que pode ter feito com que as mulheres buscassem a carreira no segmento de Contabilidade é o fato de ser apontada como uma das profissões mais promissoras no Brasil pelas pesquisas de Recursos Humanos. A necessidade de realização profissional, de empreender em um segmento tão promissor e de serem muitas vezes chefes de família levou as mulheres a buscarem uma carreira bem amparada e cheia de oportunidades.

Diversidade na Contabilidade
A força de trabalho feminina traz mudanças sociais e econômicas significativas. Em uma época em que se fala tanto sobre a diversidade nos ambientes de trabalho e nas profissões, a Contabilidade só tem a ganhar para o seu desenvolvimento em um período de grandes transformações tecnológicas e novos paradigmas.

Gostou da matéria sobre representatividade feminina na contabilidade? Deixe-nos um comentário!